Catarata

A catarata é a principal causa de cegueira no Brasil e no Mundo, responsável por aproximadamente metade dos casos de cegueira.

A catarata é uma patologia ocular que atinge o cristalino, uma espécie de lente natural dos nossos olhos. Tal doença causa opacidade total ou parcial do cristalino, causando assim um embaçamento visual progressivo.

Normalmente a catarata aparece com o envelhecimento, no entanto pode ser desencadeada ainda por traumas, doenças metabólicas, inflamação ocular, uso medicamento, entre outros fatores.

Seu tratamento se dá através de intervenção cirúrgica para a retirada do cristalino embaçado e implante de uma lente intra-ocular. Esse procedimento, atualmente é realizado com emprego de técnicas de alta tecnologia, como a facoemulsificação microcoaxial com anestesia tópica (colírios) e incisões de 2 a 3 milímetros, proporcionando uma cirurgia rápida, eficaz e uma recuperação visual mais confortável para o paciente.

Os médicos do Instituto de Olhos Paletta Guedes são precursores na cidade e região da cirurgia por microincisão (2,00 mm de tamanho) e colocam à disposição de seus pacientes a tecnologia mais moderna da cirurgia da catarata, assim como as lentes intra-oculares que melhor se adaptam ao dia-a-dia de seus pacientes.

Pergunte ao seu médico sobre quais as opções de lentes intra-oculares melhores se adaptam ao seu estilo de vida.

 

  • Lentes monofocais asféricas:
    • São lentes intra-oculares que visam corrigir aberrações ópticas melhorando assim a qualidade da visão após a cirurgia de catarata. Podem ser usadas para a correção de miopia e hipermetropia.
  • Lentes monofocais tóricas
    • São lentes intra-oculares que visam corrigir o astigmatismo presente no olho do paciente, além da correção da miopia ou da hipermetropia, quando presentes. Estão disponíveis também na versão asférica (correção de aberrações ópticas).
  • Lentes multifocais asféricas
    • São lentes intra-oculares que visam corrigir o grau de longe (miopia ou hipermetropia) e o grau de perto (presbiopia ou vista cansada), diminuindo ou eliminando a dependência dos óculos.
  • Lentes multifocais tóricas
    • São lentes intra-oculares que visam corrigir o grau de longe (miopia ou hipermetropia e o astigmatismo) e o grau de perto (presbiopia ou vista cansada), diminuindo ou eliminando a dependência dos óculos.
  • Lentes asféricas, tóricas e multifocais para implante secundário (Sulcoflex)
    • São lentes intra-oculares que visam corrigir o grau residual em pacientes que foram submetidos a cirurgia de catarata no passado, mas ainda continuam a usar óculos para longe e para perto.

This post is also available in: Inglês, Francês