A catarata é a principal causa de cegueira no Brasil e no Mundo, responsável por aproximadamente metade dos casos de cegueira.
A catarata é uma patologia ocular que atinge o cristalino, uma espécie de lente natural dos nossos olhos. Tal doença causa opacidade total ou parcial do cristalino, causando assim um embaçamento visual progressivo.
Normalmente a catarata aparece com o envelhecimento, no entanto pode ser desencadeada ainda por traumas, doenças metabólicas, inflamação ocular, uso medicamento, entre outros fatores.
Seu tratamento se dá através de intervenção cirúrgica para a retirada do cristalino embaçado e implante de uma lente intra-ocular. Esse procedimento, atualmente é realizado com emprego de técnicas de alta tecnologia, como a facoemulsificação microcoaxial com anestesia tópica (colírios) e incisões de 2 a 3 milímetros, proporcionando uma cirurgia rápida, eficaz e uma recuperação visual mais confortável para o paciente.
Os médicos do Instituto de Olhos Paletta Guedes são precursores na cidade e região da cirurgia por microincisão (2,00 mm de tamanho) e colocam à disposição de seus pacientes a tecnologia mais moderna da cirurgia da catarata, assim como as lentes intra-oculares que melhor se adaptam ao dia-a-dia de seus pacientes.
Pergunte ao seu médico sobre quais as opções de lentes intra-oculares melhores se adaptam ao seu estilo de vida.
- Lentes monofocais asféricas:
- São lentes intra-oculares que visam corrigir aberrações ópticas melhorando assim a qualidade da visão após a cirurgia de catarata. Podem ser usadas para a correção de miopia e hipermetropia.
- Lentes monofocais tóricas
- São lentes intra-oculares que visam corrigir o astigmatismo presente no olho do paciente, além da correção da miopia ou da hipermetropia, quando presentes. Estão disponíveis também na versão asférica (correção de aberrações ópticas).
- Lentes multifocais asféricas
- São lentes intra-oculares que visam corrigir o grau de longe (miopia ou hipermetropia) e o grau de perto (presbiopia ou vista cansada), diminuindo ou eliminando a dependência dos óculos.
- Lentes multifocais tóricas
- São lentes intra-oculares que visam corrigir o grau de longe (miopia ou hipermetropia e o astigmatismo) e o grau de perto (presbiopia ou vista cansada), diminuindo ou eliminando a dependência dos óculos.
- Lentes asféricas, tóricas e multifocais para implante secundário (Sulcoflex)
- São lentes intra-oculares que visam corrigir o grau residual em pacientes que foram submetidos a cirurgia de catarata no passado, mas ainda continuam a usar óculos para longe e para perto.