Nossa história

O Instituto de Olhos Paletta Guedes foi criado em 2000, com o objetivo de fornecer atendimento de ponta e qualidade para pacientes portadores de catarata e/ou glaucoma.

Seus sócios são os irmãos Dra. Vanessa Maria Paletta Guedes e Dr. Ricardo Augusto Paletta Guedes. Ambos tiveram formação sólida na área de oftalmologia e cirurgia oftalmológica, com ênfase no tratamento da catarata e do glaucoma. Após a residência médica, eles aprofundaram seus conhecimentos com a especialização em um dos maiores centros de oftalmologia da Europa, o Centre Hospitalier National d’Ophtalmologie des Quinze-Vingts, em Paris, na França.

Desde então, vem exercendo suas atividades na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, onde realizam consultas e cirurgias. Anualmente, realizam uma média de 700-800 procedimentos cirúrgicos de catarata e glaucoma.

A Dra. Vanessa Maria Paletta Guedes e o Dr. Ricardo Augusto Paletta Guedes são reconhecidos internacionalmente como responsáveis pela introdução no Brasil da técnica de cirurgia não penetrante do glaucoma.

Eles são também pioneiros na utilização de diversas outras técnicas de cirurgia da catarata (implantes de lentes intra-oculares “Premium”, microincisões, etc) e do glaucoma (Minimally Invasive Glaucoma Surgery – MIGS; válvula de Ahmed, Express Shunt, cirurgia combinada de catarata e glaucoma, etc).

Paralelamente à suas atividades profissionais, eles estão altamente envolvidos na pesquisa e desenvolvimento de novas formas de diagnóstico e tratamento da catarata e do glaucoma. Ambos fazem parte do grupo de pesquisas de Saúde Coletiva e Oftalmologia na Universidade Federal de Juiz de Fora, onde coordenam pesquisas na área de catarata e glaucoma.

Dr. Ricardo Augusto Paletta Guedes foi responsável ainda pelo Serviço de Glaucoma do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora entre 2000 e 2007, onde realizava atendimentos à pacientes e orientava estudantes de Medicina. Dra. Vanessa Maria Paletta Guedes exerce ainda paralelamente a chefia do Serviço de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.

Em julho de 2017, uma nova fase se inicia: a inauguração do Instituto de Olhos Paletta Guedes. Sediado na rua Oscar Vidal, o Instituto de Olhos revitaliza e resgata, no coração de Juiz de Fora, a antiga casa pertencente ao Dr. Geraldo Paletta, primeiro oftalmologista da cidade e região e avô materno dos irmãos Vanessa e Ricardo. A casa, em estilo neoclássico, foi totalmente modernizada pra atender as exigências atuais de regulamentação, conforto e humanização visando a excelência no atendimento ao paciente.

This post is also available in: Inglês, Francês